quinta-feira, 5 de março de 2015

Os Movimentos Sociais e a Inclusão Social na Primeira República

"Monarquia – Não é por falar mal mas, com franqueza, eu esperava outra coisa.
 República – Eu também"
K. Lixto. Fon-Fon!, 13 de Novembro de 1913.
     


A proclamação da república no Brasil, em 1889, gerou expectativas em torno da criação de um novo pacto social, no qual fossem incluídos grupos até então marginalizados politicamente.
No entanto, desde o início da república ficou claro que tentativas de alteração da ordem ou expressões de desagrado seriam reprimidas. Reflitam, a partir do capítulo 1, sobre o que os movimentos populares reivindicavam e o que significava para eles, naquele momento, a Inclusão Social. Por fim, compare: essa inclusão é a mesma que os grupos populares procuram atualmente? Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo – História geral e do Brasil. Editora Scipione.

Os Movimentos Sociais na Primeira República

Nomeada como “Constituição Cidadã”, o texto constitucional de 1988 colocou em pauta importantes questões sociais, como a extensão dos direitos da Previdência Social para o trabalhador do campo e o direito de voto para os analfabetos.
A Carta elaborada quase cem anos antes tinha um caráter bem diferente. Documento puramente político, a Constituição de 1981 vinha demonstrar que o Estado não considerava necessário interferir para amenizar os interesses da classe dominante ou para arbitrar conflitos. Em outras palavras, o poder público descartava uma legislação social, mecanismo jurídico conciliatório imprescindível para um sistema de poder que desejava manter-se com um mínimo de legitimidade.
A ausência de conteúdo social na Constituição de 1981 sugere que, especialmente no campo, os donos do poder ainda confiavam nos processos habituais de controle para assegurar a continuidade de sua dominação. Ou seja, os pobres deveriam ser mantidos em posição de inferioridade social – pelo uso da violência, quando necessário -, e excluídos das benesses republicanas.
Os excluídos, porém, tinham outra opinião. Durante a República Velha, movimentos sociais urbanos e rurais expressaram a insatisfação popular com a nova ordem. Myriam Becho e Patrícia Ramos – História das cavernas ao Terceiro Milênio. Editora Moderna.

Movimentos Rurais

Canudos (Bahia 1893-1827)

Pesquisa: Na Biblioteca da escola temos o exemplar da Revista História que traz um especial sobre Canudos.

Segue o site da revista:aqui

Contestado (Santa Catarina e Paraná 1912-1916)

Segue site para consulta: aqui

Mais: aqui  

Muito mais:aqui

Movimentos urbanos

A Revolta da Vacina (Rio-1906)

Pesquisa: Revista da Vacina - Fiocruz - aqui

Mais: aqui  

Muito mais: aqui
 

Revolta da Chibata (1910)

Pesquisa: aqui

Mais:aqui

Muito mais: aqui

Movimento operário

Greves operárias

Pesquisa: aqui

Mais: aqui

Muito mais: aqui 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!